Comprometimento - Compreensão - Respeito - Aprendizado - Amadurecimento
Como participar: Pedimos aos alunos que entreguem a autorização devidamente preenchida e assinada na secretaria.
Esse projeto é realizado com alunos do 6º ao 8º ano, tendo como objetivos:
O trabalho inicial de adolescentes multiplicadores, na escola Moppe em 2005, foi uma oportunidade que permitiu aos participantes, alunos e professores, sentir e vivenciar esse trabalho, abrindo novos caminhos para conduzir suas adolescências e desenvolver suas habilidades.
A continuidade do trabalho, nos anos seguintes, possibilitou aos adolescentes e professores envolvidos a percepção da amplitude das ações e o prazer de multiplicar conhecimentos e vivências para outros adolescentes, através da experiência prática em sala de aula, em eventos da própria escola e em eventos externos.
As vivências experimentadas vêm motivando-os a desejar dar continuidade ao trabalho, consolidando o real papel de PROTAGONISTAS JUVENIS, que existe dentro de cada um deles.
A formação de “Adolescentes Multiplicadores” é uma diretriz do Ministério da Saúde e MEC, atualmente através do Projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e que é seguido por inúmeras escolas, unidades de saúde e outros grupos que atuam com adolescentes e jovens a nível nacional. Com esta formação e ação multiplicadora é possível que os adolescentes adquiram e ampliem seus repertórios interativos, aumentando assim sua capacidade de refletir de forma ativa e construtiva em seu contexto escolar e sóciocomunitário, sendo então Protagonistas Juvenis.
Através desse projeto, são trabalhados alguns assuntos que chamamos de “subprojetos”, tais como:
Formação de Novos Adolescentes Multiplicadores “De Jovem para Jovem” – Com esse trabalho, os alunos que já participam realizam palestras para as turmas da escola explicando e convidando outros alunos a participar.
Assuntos trabalhados:
Ação Multiplicadora Temática Interclasses – Com o objetivo de propiciar espaços de reflexão e trocas que permitam aprofundar temas do desenvolvimento infantojuvenil.
Os encontros com os alunos acontecem uma vez por semana, com 02 (duas) horas de duração semanal.
As atividades são realizadas através de ações lúdicas, de acordo com a faixa etária, o que facilita a reflexão sobre os temas, respeitando o interesse e a expectativa de cada grupo.
Para os 6os anos a proposta é desenvolver a temática “Quem sou eu”? Usando a técnica de desenho de um menino e de uma menina com a construção de sua identidade e contexto familiar e social. A partir do conteúdo trazido pelo grupo, faz-se a contextualização pautada nos marcos do desenvolvimento biopsicosocial infantojuvenil.
A ONG GAM (Grupo de adolescentes multiplicadores em rede) faz ações de prevenção nas escolas atuando como Protagonistas Juvenis e por já terem desenvolvido ações multiplicadoras com os alunos da Moppe em 2006 voluntariamente e terem um ótimo vínculo com nossos adolescentes, apresentamos o GAM como nossos parceiros neste projeto desde 2007, para desenvolverem as ações de Educação Continuada e participação em temas da Formação de Novos Multiplicadores, conforme necessidade dos adolescentes e da equipe de condução da escola, com a aprovação da diretoria.