Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica adotada pela Moppe implica ensinar o aluno a "aprender a aprender".
No mundo em que vivemos, com mudanças velozes, tanto tecnológicas quanto de saberes em geral, a Moppe tem como meta desenvolver permanentemente novas competências.

Por isso não se limita apenas a ensinar conteúdos conceituais - "o saber", mas também conteúdos procedimentais - "o saber fazer" e atitudinais - "o ser".
Um ensino de qualidade que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade deve também contemplar o desenvolvimento das capacidades que possibilitem adaptações às novas realidades do mundo moderno, como o trabalho em equipe, relações interpessoais, o senso crítico, a criatividade, a resolução de problemas, cultivar os bens sociais, culturais, ambientais etc.

Uma das estratégias utilizadas para desenvolver as competências do "saber fazer e ser" é o exercício constante de uma prática que coloca desafios e situações-problema em que o aluno planeja como resolver, coloca em jogo tudo o que sabe sobre o fato, utiliza argumentação e decide como responder através das várias formas de expressão. A investigação é a prática que acontece cotidianamente e desencadeia o prazer pelo aprender e a curiosidade do aluno em buscar conhecimentos.

Na Moppe buscam-se desenvolver as seguintes competências nos educandos:

  • Iniciativa
  • Curiosidade
  • Senso crítico
  • Protagonismo
  • Autonomia moral
  • Comprometimento
  • Desenvoltura verbal
  • Trabalho em grupo

Ou seja, a Escola Moppe tem como objetivo desenvolver processos educacionais de informação e formação que estimule o exercício da liderança e hábitos para que o educando atue na sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade, independência e respeito social.
A Escola fundamenta seus cursos com ênfase nesses objetivos, a fim de tornar a aprendizagem desafiadora e utiliza-se de várias estratégias, para tornar o educando um sujeito investigativo, curioso e ativo.

Conheça mais sobre o Ensino Fundamental Moppe:

O Ensino fundamental destina-se à formação da criança e do pré-adolescente, respeitando as fases de desenvolvimento dos alunos e compreendendo inclusive a exploração de conhecimentos prévios na iniciação de cada trabalho.

Valorizamos muito o tratamento da informação, pois consideramos fundamental que os alunos, além de se apropriarem da informação, saibam tratá-la (buscar, interpretar e analisar).

O nosso maior objetivo é o desenvolvimento das competências nos alunos e, nessa perspectiva, trabalhamos não somente os conteúdos conceituais, como também os procedimentais e os atitudinais.

Na Moppe, por exemplo, enquanto os alunos aprendem a multiplicar, estão aprendendo também a raciocinar, a trabalhar em equipe, a compreender que existem muitas formas para se resolver um mesmo problema, que há necessidade de um esforço intelectual, pois sem ele as aprendizagens são temporárias.

As aprendizagens na Moppe são significativas. O desafio de produzir ou elaborar algo a ser utilizado em situações do cotidiano faz com que os alunos sintam-se desafiados a se apropriar do conhecimento, motivando-os a investigar, analisar e revisar suas produções.

Essa escolha de proposta curricular caracteriza o projeto da escola Moppe como uma proposta muito exigente, pois exige muito mais do que memória dos alunos, exige produção, revisão, análise, senso crítico e aplicação de todo o conhecimento em inúmeras situações.

O professor é o mediador entre o aluno e o objeto de estudo. Essa relação favorece movimentos de pesquisa e planejamento em conjunto. Todo o estudo é orientado pelo professor, porém o aluno é o grande protagonista da aprendizagem.

Nossa avaliação é formativa e contínua. Utilizamos a avaliação diagnóstica para cada conteúdo a ser trabalhado e avaliamos o percurso do aluno em sua aprendizagem. No final de cada trimestre o aluno também é avaliado. Nossos instrumentos de avaliação são provas relacionais, trabalhos de pesquisa, registros de atividades e tarefas realizadas em casa.

Com esse trabalho, acreditamos ser possível o desenvolvimento do educando para a autonomia, a criatividade e também a competência para interagir em variadas situações de construção e desafios.


Saiba mais sobre o Ciclo II

1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Neste ciclo iniciamos o Ensino Fundamental, o qual destina-se à formação da criança e do pré-adolescente, variando em conteúdos e métodos, segundo as fases de desenvolvimento dos alunos, compreendendo, inclusive a sondagem de aptidões e a iniciação ao trabalho. É onde acontecem as trocas de experiências entre professores da mesma área ou de áreas consideradas não afins, favorecendo movimentos de pesquisa e planejamento em conjunto, buscando uma aprendizagem plena de relações e o cultivo de valores.

Os objetivos do Ensino Fundamental deverão convergir para os fins mais amplos da Educação Nacional expressos na Lei de Diretrizes e Bases 9394 / 96.

"Proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, como elemento de autorrealização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania".

 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br