História da Moppe

História da Moppe

Como tudo começou...

A Moppe foi criada a partir de um sonho da Teresinha, nossa diretora. Com a vontade de construir uma escola diferente de tudo o que se praticava na época, uma escola que formasse alunos muito além do conteúdo, diferencial que ela já praticava com a sala em que dava aula, só que queria levar isso para mais crianças.

Teresinha desejava preencher um vazio no currículo, que acreditava faltar para formar as crianças com autonomia, cidadania e criatividade, colaborando assim para melhorar a educação, ou seja, queria ensinar as crianças a aprender a “pensar”.

Quando a Moppe foi inaugurada, em 1982, havia um sentimento de realização. A primeira sede foi na Avenida Paulo Becker, em uma casa com terreno de 600 m2, com a Educação Infantil. Cinco anos mais tarde, com a abertura do Ensino Fundamental, o espaço foi ampliado com uma casa aos fundos e, em seguida, mudamos a Educação Infantil para uma casa grande na rua ao lado da Avenida Paulo Becker.

Os alunos foram crescendo e os ambientes foram se tornando pequenos para eles, então era hora de nos prepararmos para o futuro!

A escolha foi a Avenida Lineu de Moura, no Urbanova. Em 1996, quando escolhemos esse lugar, pensamos em cada detalhe, de como os alunos poderiam utilizar todo o espaço como um laboratório a céu aberto quando interagissem com o meio, e de como iríamos desenvolver ao máximo suas potencialidades por meio do ambiente físico, objetivo que temos até hoje.

Em 2006 a filha de Teresinha, ex-aluna da Moppe, Tatiana Almeida, chega à escola para somar seus conhecimentos e compartilhar do mesmo sonho - construir, a cada dia, uma grande escola para seus alunos e um ambiente ideal para seus colaboradores. Tatiana, que vivenciou a escola desde a barriga de sua mãe, compartilha da mesma essência da Moppe e do mesmo compromisso com a educação, entendendo como essa missão tem um impacto enorme na sociedade em que almejamos viver e deixar para as futuras gerações.

Em 2011, concretizamos um sonho da Moppe em acolher desde cedo as crianças e oferecer a elas o melhor ambiente de segurança, acolhimento, carinho, estímulos e desenvolvimento: inauguramos o Berçário Moppe Bambini.

Em 2013, a Moppe, sempre pioneira, sentiu uma nova necessidade exigida pelo mundo atual e trouxe para os alunos mais um diferencial, o Período Complementar Bilíngue, quando estes estudam e ficam imersos na língua inglesa.

Diferenciais incorporados desde o início

A Moppe, desde o seu início, foi sempre uma escola de vanguarda, trazendo esse diferencial até mesmo em seu nome (MOPPE – Moderna Orientação Psicopedagógica). A palavra “Moderna” nos obriga e incentiva a mantermo-nos sempre atualizados e a estarmos sempre buscando a evolução.

Toda inovação é demonstrada, dentre tantas outras formas, através de nossa educação infantil que é a primeira de São José dos Campos a incorporar a filosofia pedagógica dos centros educacionais de Reggio Emília - Itália, referência mundial no assunto. O vanguardismo próprio da escola é evidenciado também por meio do trabalho de desenvolvimento de competências, realizado há anos com todas as turmas da escola. Essa prática rendeu à Finlândia, por exemplo, resultados extraordinários no ranking mundial de educação.

Esses 35 anos só são possíveis graças aos educadores incríveis que passaram e os que estão hoje em nossa escola.

Conseguimos construir essa história porque todos os funcionários trabalham com a mesma essência inspirada pela Teresinha, conseguimos porque temos pilares fortes, conseguimos porque somos humanos e focamos as potencialidades de cada aluno em seu desenvolvimento.

E continuaremos assim, com a mesma essência de sempre e na vanguarda de novos tempos!

 

HINO DA MOPPE

Na Moppe nós brincamos.
Na Moppe nós cantamos.
Na Moppe nos é dada a liberdade de criar.
E ainda aprendemos como é bom saber amar.

Por isso eu gosto de estudar e a Escola Moppe sempre vou amar. (Bis)

Na Moppe descobrimos o mundo colorido, dos números, das letras, das plantinhas e animais.
Na Moppe a vida é cheia de ternura, amor e paz.

Por isso eu gosto de estudar e a Escola Moppe sempre vou amar. (Bis)


(Autora: Valéria Fonseca)


 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br