Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

A ciência da felicidade na educação

Escola Moppe

A ciência da felicidade na educação

14/10/2021 • mkt moppe

O que é felicidade? No dicionário: qualidade ou estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, bem-estar. E para você, qual o significado? A resposta não é fácil. Vai muito além de um sentimento ou uma sensação. Felicidade é também uma ciência, que pode ser desenvolvida e compartilhada. A reflexão já levou muitos pesquisadores a estudarem esse estado de espírito, esse contentamento. Não pense que é papo de livro de autoajuda, não. A “Ciência da Felicidade” é assunto levado a sério, com comprovações científicas.

É claro que não existe uma fórmula, não é tão simples assim, mas muitos caminhos podem levar à tão almejada felicidade. Os especialistas reforçam que, entre outras coisas, é importante fortalecer os relacionamentos sociais, entender que as adversidades e os problemas fazem parte da vida e manter uma rotina de atividades físicas. E, sim, é possível aprender esse processo no ambiente escolar. Na Moppe, é na prática do dia a dia que se aprende a ser feliz. Para a diretora da escola, Tatiana Almeida, os alunos desenvolvem a capacidade de lidar com os sentimentos em diferentes momentos.

É na escola que muitas conquistas e frustrações se apresentam e, tenha certeza, as sensações precisam ser vivenciadas, e não evitadas. Além disso, a prática esportiva é incentivada e valorizada. Os espaços externos são adaptados para que crianças e jovens explorem todas as possibilidades e se identifiquem com alguma atividade. Tem quadra para a prática de vários esportes: futebol, basquete, vôlei, mesa de ping-pong, parede de escalada, slackline, parquinhos de areia, madeira e muitas áreas verdes para serem exploradas de acordo com a imaginação dos alunos.

Clique aqui acompanhar um bate-papo com a diretora da escola:A Escola Moppe acredita tanto nessa prática da ciência da felicidade na educação que já trouxe o tema para os colaboradores e vem, cada vez mais, estimulando esses ensinamentos com os estudantes. Entre as pessoas mais conhecidas e respeitadas nessa área está o pesquisador israelense, Tal Ben-Shahar, que transformou a Psicologia Positiva em uma disciplina de sala de aula em Harvard, nos EUA. O objetivo: ensinar a felicidade. E esse acabou sendo um dos cursos mais concorridos da universidade.

Para ele, ser feliz é algo que pode ser aprendido. Entre as lições, encontrar o equilíbrio entre viver o presente e controlar a ansiedade de chegar ao futuro. Em uma entrevista ele afirmou:

“Talvez a lição mais importante que aprendi ao ensinar felicidade tenha sido que precisamos primeiro aceitar a infelicidade. Ao rejeitarmos emoções dolorosas, como tristeza, ansiedade ou raiva, elas só se intensificam. É quando nos damos permissão para ser humanos que estamos prontos para receber o presente da felicidade.”

A Ciência da Felicidade já chegou a algumas conclusões importantes. Uma delas é sobre como o nosso corpo reage à felicidade. Quando se está feliz há a liberação de hormônios (entre eles, a ocitocina), que aumentam a capacidade cognitiva e, consequentemente, alcançamos os objetivos com mais facilidade. Está aí uma explicação plausível para essa busca pela felicidade.

Agora faça uma pausa e reflita: o que te faz feliz?

Normalmente a resposta não está relacionada a bens materiais, cargos de sucesso, posses ou posição social. Isso traz satisfações momentâneas, com certeza. Mas ser feliz vai muito além disso, não é mesmo?


Que tal ouvir a definição de felicidade das nossas crianças?

Clique aqui!

Fotos: 

Últimas postagens

16/11/2021

É tempo de celebrar! O ano de 2021 foi mais um ano de superação e resiliência diante de um novo modo de viver em sociedade. Mas, apesar dos desafios que […]

12/11/2021

Você sabia que a Escola Moppe foi a primeira instituição a se filiar ao PEA Unesco em nossa região? E o que isso quer dizer? Fundado em 1953, o Programa […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Secretaria - Tel.: (12) 3204-4610 - Whatsapp: (12) 99645-4255

E-mail: [email protected]



Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380 - Whatsapp: (12) 99711-8037

Informações sobre a escola e agendamento de visitas - (12) 99661-1437

E-mail: [email protected]