Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

Aprender sempre!

Escola Moppe

Aprender sempre!

07/02/2022 • mkt moppe

Este é o lema aqui na Moppe: aprender sempre! E a rotina de estudos e aprimoramento não se restringe aos alunos. Todos os anos os colaboradores da escola passam por ciclos de formação continuada. Um trabalho que é necessário para manter a qualidade e trazer novos conhecimentos para um espaço que tem a educação como sua essência.

A equipe gestora acredita que é preciso atualização constante. Para Tatiana Almeida, uma das diretoras da escola, “a educação, como o mundo, está em constante mudança. Oferecer uma Base Forte aos alunos, de forma significativa e com todos os diferenciais que a Moppe acredita, exige muito empenho, dedicação e conhecimento da equipe. Por isso, entendemos que o aprofundamento e atualização na formação de toda a equipe é essencial para o sucesso de nosso trabalho”.

Dentro das oportunidades oferecidas pela Moppe, a equipe do fundamental anos finais fez uma formação de seis meses em planejamento reverso, que destaca as perguntas por meio das quais a sociedade constrói o conhecimento e trabalha competências para a vida. Já os professores da educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e bilíngue tiveram a oportunidade de explorar o universo da matemática, se debruçando sobre questões como o desenvolvimento e o pensamento numérico na infância e os diálogos matemáticos em sala de aula nos primeiros anos.

Desde o ano passado a Escola Moppe passa por uma assessoria especializada para atualização do currículo. Depois de um trabalho focado na coordenação, neste ano os professores passaram por um amplo estudo envolvendo uma parte teórica e outra de vivência, com o objetivo de desenvolver um pensar mais amplo da matemática, para além de números e cálculos. É preciso saber ler e entender estatística, dados e probabilidade. O mais importante é engajar mais os alunos nesse processo matemático.

Por que a matemática? Para Patrícia Cândido, que está assessorando a Escola Moppe, “historicamente a matemática é uma área do conhecimento para poucos. É preciso quebrar esse paradigma. Todos podem aprender, é um campo aberto. E ela tem muita interface com outras áreas. Ela é a ciência do pensar. O processo lógico de construção da matemática está presente nas áreas humanas: está nas teorias da argumentação, também está integrada com a arte e com o pensamento geométrico. É uma linha de pensamento muito importante para a vida.”

(Patrícia Cândido é bacharel em Matemática, com mestrado e doutorado em Arte e trabalha com a formação de professores e gestores na educação básica.)

Cada vez mais a ideia de nunca parar de estudar está em evidência. É o lifelong learning, o aprender sempre ao longo da vida. E isso vale para todas as profissões. Na área da educação, portanto, é preciso manter uma constante atualização para refletir sobre novas práticas e discutir a possibilidade de aplicá-las na escola, pensando no currículo como um todo.

Gostou do assunto? Acompanhe um bate-papo sobre o tema com a Andrea Santos, coordenadora do fundamental anos iniciais da Escola Moppe.

Situações didáticas que garantem uma base forte!

Últimas postagens

07/02/2022

Este é o lema aqui na Moppe: aprender sempre! E a rotina de estudos e aprimoramento não se restringe aos alunos. Todos os anos os colaboradores da escola passam por […]

02/01/2022

A felicidade, como sabemos, não é algo que virá pronto na vida dos nossos filhos. No entanto, é possível ensinar e fortalecer dia após dia alguns hábitos que possam ajudá-los […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Secretaria - Tel.: (12) 3204-4610 - Whatsapp: (12) 99645-4255

E-mail: [email protected]



Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380 - Whatsapp: (12) 99711-8037

Informações sobre a escola e agendamento de visitas - (12) 99661-1437

E-mail: [email protected]