Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

AULAS AO AR LIVRE

Escola Moppe

AULAS AO AR LIVRE

31/05/2021 • admin

Aula no pátio, no parque, nos espaços de convivência, na quadra ou sob a sombra de uma árvore. Por que não?

Estudar ao ar livre pode ser uma opção mais segura, agradável e divertida – ainda mais neste momento tão delicado que enfrentamos. A iniciativa ajuda, inclusive, no distanciamento, reduzindo a transmissão do coronavírus. E o contato com a natureza passa a ser mais um aliado no aprendizado.

Com uma área de 12.000 m², a Moppe oferece aos alunos muitas possibilidades de interagir e aprender em diferentes ambientes. A escola contém 4 parques, uma horta, duas quadras, uma piscina, uma pracinha, um espaço de convivência e uma área verde privilegiada. Morada, inclusive, de simpáticos “macaquinhos”, como as crianças gostam de chamar. Estudar nesses locais sempre fez parte da rotina de todos os alunos, da educação infantil ao nono ano. É comum ver os estudantes realizarem suas atividades ao ar livre. Em algumas situações, dependendo da idade, os alunos têm até a liberdade de escolher fazer uma atividade na área externa. E essa é uma oportunidade e tanto. Todo o espaço da escola é entendido como sala de aula, enfatiza Andrea Santos, coordenadora pedagógica dos anos iniciais, proporcionando contato com a natureza, socialização, trabalho em pequenos grupos, desenvolvimento de responsabilidades, foco e compromisso. 

Promover essa relação entre crianças, jovens e a natureza vem ganhando força entre os educadores. Paula Mendonça, assessora pedagógica do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, conversou com a gente sobre esse tema. Ela acredita que a relação com a natureza no contexto urbano não acontece mais com tanta frequência – não por ações intencionais. As crianças passam mais tempo fechadas em ambientes e muitas vezes as áreas verdes não são mais tão disponíveis nem seguras nas cidades. Como as crianças passam muito tempo nas escolas, é lá que esse encontro com a natureza pode ser explorado.

Paula ainda destaca os benefícios dessa relação: “A natureza contribui de forma integral. Favorece o desenvolvimento físico, possibilita diferentes experimentações, apresenta topografia de terrenos novos, contato com outros seres vivos, como simpáticos ou instigantes insetos, que tornam a área externa mais desafiante. Além de benefícios para a imunidade como maior exposição ao sol, vitamina D, e contato com outros microorganismos, o que também é benéfico”.

Clique aqui para saber mais informações sobre a entrevista com Paula Mendonça, do programa Criança e Natureza.  

Para os professores da Moppe, propor uma atividade fora da sala de aula é sucesso garantido entre os alunos. A professora do infantil IV e 1°ano, Jéssica Baruel, disse que sempre explorou o ambiente externo da escola. Para ela, “muitas vezes a concentração do aluno é maior fora do que dentro da sala. Eles não perdem tanto o foco. E há um cuidado muito grande com a organização do espaço”.

No dia 24 de março,, os alunos do infantil IV estavam trabalhando o tema “brasilidade”. A professora dividiu a turma em pequenos grupos e apresentou diferentes atividades. Enquanto uns observavam obras sobre feiras livres do Brasil e passavam as suas impressões para o papel, outros tinham que coletar folhas da natureza e usar massinha de modelar para suas criações. Ao lado, as frutas típicas brasileiras eram moldadas pelas crianças. Ah, e teve também uma pitada de desafio: montar uma ponte com elementos da natureza. O objetivo era aprender sobre a nossa cultura, exercitando a criatividade e a observação. E esse contato com a natureza trouxe a possibilidade de perceber melhor os detalhes, com uma iluminação mais natural, em um espaço muito bem organizado. 

E quer saber o que eles acham de também estudar fora da sala de aula? Clique aqui e confira o vídeo com alunos e professores

Últimas postagens

21/10/2021

É fato que nos últimos tempos o planeta tem se degradado, em uma situação preocupante. Um dos principais motivos é a poluição que nós, humanos, temos causado na nossa casa, […]

14/10/2021

O que é felicidade? No dicionário: qualidade ou estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, bem-estar. E para você, qual o significado? A resposta não é fácil. Vai muito além […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Secretaria - Tel.: (12) 3204-4610 - Whatsapp: (12) 99645-4255

E-mail: [email protected]



Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380 - Whatsapp: (12) 99711-8037

Informações sobre a escola e agendamento de visitas - (12) 99661-1437

E-mail: [email protected]