Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

ENEM 2024: VEM NOVIDADE POR AÍ!

Escola Moppe

ENEM 2024: VEM NOVIDADE POR AÍ!

13/06/2022 • Teresinha Pereira de Almeida

A partir de 2024, nossos alunos farão um novo modelo de Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio – que é uma valiosa porta de entrada para várias universidades do Brasil e algumas internacionais. Essa novidade reforça a importância de alguns projetos que já existem na Moppe e são desenvolvidos até o nono ano. São propostas que trabalham habilidades e competências formadoras da base educacional dos estudantes para os desafios futuros. A Moppe prepara o aluno para a vida, e isso inclui o Novo Ensino Médio e o Enem.

O Enem continuará sendo realizado em dois dias. Porém, com as mudanças, no primeiro dia serão feitas questões que tenham como referência a BNCC (a Base Nacional Comum Curricular), perguntas interdisciplinares, que abordam mais de uma área do conhecimento, mas com ênfase principal nas áreas de português e matemática. O inglês, por exemplo, será integrado às questões da área de linguagens. E neste dia também será realizada a redação. Na Moppe, por exemplo, já são trabalhados projetos e redações interdisciplinares, em que os alunos são estimulados a entender a complexidade dos temas e assuntos e, assim, relacioná-los a diferentes saberes.

No segundo dia de prova, é hora do aluno ter voz. Os candidatos escolherão entre quatro opções de blocos curriculares, que combinem duas áreas acadêmicas. Elas devem ter relação com o curso superior que desejam cursar. A Moppe oferece propostas eletivas nos anos finais do fundamental para que o aluno possa vivenciar diversas áreas do conhecimento. É o Moppe+, projeto que tem o intuito de ir além do currículo comum das escolas, com mais horas de aprendizados e vivências que preparam os alunos para o futuro. O objetivo é tornar a escola mais atrativa e adequada à realidade dos jovens e com isso engajá-los nas suas jornadas de aprendizagem. Os estudantes podem optar por participar de grupos de Educação Financeira, Cine Moppe, Educomunicação Empreendedorismo Social, Equipe de Treinamento, Equipe Olímpica, Fórum Estudantil, Jovem Social, Adolescente Multiplicador e Adolescente Essencial. Além disso, no nono ano todos os alunos passam pelo Aprofundamento de Exatas, têm o Projeto de Vida e fazem o TCC (Trabalho de Conclusão de Ciclo).

E tem mais: ainda existe a possibilidade de começarem a ter questões dissertativas no Enem. O MEC sugere que essas questões e a redação representem 25% da nota. A intenção é dar mais espaço e valor para a produção escrita do estudante. O governo também acredita que a tecnologia deve ser uma aliada para futuras avaliações digitais. E mais uma vez os estudantes da Moppe estão sendo preparados para essas mudanças. O sistema avaliativo da Moppe já prevê a utilização de vários instrumentos e provas totalmente digitais. Os alunos também já passam por processos de avaliação por meio da escrita, trabalhos em grupo, individuais e há diferentes estilos de questão.

Todas essas novidades anunciadas para o Enem acompanham o Novo Ensino Médio, que começou a ser implantado este ano no Brasil para os alunos do primeiro ano. A partir de agora, os alunos terão uma formação básica, comum a todos os estudantes, e outra, de sua preferência, em que eles poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. Eles poderão escolher entre as áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico.

A Escola Moppe acredita que essas mudanças darão mais autonomia aos jovens, que poderão fazer suas escolhas. A novidade tornará o ensino mais atrativo e oferecerá aos alunos novas aprendizagens. Além disso, trabalhar diversas áreas com os alunos desde o ensino fundamental proporciona uma base mais forte para que eles saibam tomar decisões melhores no futuro.

Clique aqui e conheça as propostas eletivas dos anos finais do ensino fundamental da Moppe!

Últimas postagens

13/06/2022

A partir de 2024, nossos alunos farão um novo modelo de Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio – que é uma valiosa porta de entrada para várias universidades […]

05/03/2022

As metodologias ativas são um conjunto de abordagens educacionais com o objetivo de posicionar os alunos como protagonistas de seus processos de aprendizagem. Elas estão em alta como uma importante […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Secretaria - Tel.: (12) 3204-4610 - Whatsapp: (12) 99645-4255

E-mail: [email protected]



Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380 - Whatsapp: (12) 99711-8037

Informações sobre a escola e agendamento de visitas - (12) 99661-1437

E-mail: [email protected]