O Ensino Fundamental tem como objetivo o desenvolvimento da leitura, da escrita e do raciocínio lógico, bem como a compreensão do ambiente natural e social, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
Para isso, trabalhamos os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em diferentes abordagens e linguagens, incluindo o uso de tecnologia com ferramenta de apoio pedagógico.
Conheça algumas características do Fundamental I da Moppe
• O tratamento da informação é valorizado, pois consideramos fundamental que os alunos, além de se apropriarem da informação, saibam tratá-la (buscar, interpretar e analisar).
• Temos um olhar individual para cada aluno, respeitamos as fases de desenvolvimento individual e coletivos, valorizamos os conhecimento prévios e estimulamos a reflexão sobre o conhecimento antigo e o novo que foi aprendendo.
• As aprendizagens são significativas. O desafio de produzir ou elaborar algo a ser utilizado em situações do cotidiano faz com que os alunos se sintam desafiados a se apropriar do conhecimento, motivando-os a investigar, analisar e revisar suas produções.
• Temos uma proposta curricular exigente, pois requer muito mais do que memória dos alunos, exige produção, revisão, análise, senso crítico e aplicação de todo o conhecimento em inúmeras situações.
• O professor é mediador entre o aluno e o objeto de estudo. Essa relação favorece movimentos de pesquisa e planejamento em conjunto. Todo o estudo é orientado pelo professor, porém o aluno é o grande protagonista da aprendizagem.
• Realizamos uma avaliação formativa e contínua. Utilizamos a avaliação diagnóstica para cada conteúdo a ser trabalhado e avaliamos o percurso do aluno em sua aprendizagem.
Oferecemos um ensino de qualidade que estimula o exercício da liderança e das competências para que o educando atue no mundo moderno, como o senso crítico, iniciativa, criatividade, independência, respeito social e o cultivo dos bens sociais, culturais e ambientais, formando cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade.
A vivência, a prática, a pesquisa, a investigação e a resolução de situações-problema são os caminhos para a aprendizagem, e a Moppe é um grande palco para essas experiências, pois conta com um ambiente que estimula a criatividade, a autonomia e a curiosidade do aluno.
Uma habilidade que permeia todas as áreas do conhecimento e que vai muito além de saber fazer contas.
O raciocínio lógico-matemático pode ser despertado por meio de jogos, como uma forma muito mais atraente, até que se chegue às operações mais complexas.
Ao operar com números, os alunos Moppe experimentam e validam estratégias de cálculos pessoais, aproximados e estimativas; solucionam e criam desafios; compartilham o raciocínio das diferentes formas de resolução, tudo isso aprendendo e ampliando o sistema de numeração, as operações e suas propriedades.
O pensamento dos alunos que vivenciam essas situações desafiadoras tornam-se, gradualmente, flexíveis e refinados e sua habilidades de operar mentalmente aumentam.
Por meio dos projetos, os alunos são expostos desde as séries iniciais, às manifestações gráficas e a situações de leitura, apropriando-se das funções sociais da escrita.
No Fundamental I a alfabetização é consolidada de forma contextualizada, por meio da análise e da reflexão de conteúdos trabalhados e pelo conhecimento prévio do aluno, trazendo, a cada atividade, um desafio diferente dentro do universo da ortografia e da gramática.
Em várias situações da vida, como participar da seleção de emprego e/ou de projetos, comunicar é algo essencial e depende da sua eficiência para se obter êxito. Em nossa escola, a competência linguística, que engloba a leitura, escrita, interpretação, argumentação e oralidade, é estimulada da Educação Infantil ao Fundamental II.
Isso acontece desde a socialização, que ocorre quando o aluno vai comunicar aos outros colegas a sua descoberta ou seus desejos, na apresentação de trabalhos ou na explanação de uma ideia em sala e respondendo a perguntas para que possa defender seus pontos de vista.
Os alunos da Moppe executam análises além do superficial, desta forma, eles ampliam as possibilidades da compreensão da palavra, do texto e do mundo para desenvolver textos relevantes, com vocabulário e análises pontuais.
A aprendizagem motora, a psicomotricidade, o ritmo, a percepção espacial e temporal são benefícios alcançados através das atividades físicas. A Moppe compreende sua importância e desperta em seus alunos o gosto pelo esporte e pelas atividades físicas.
Desta forma, incentivamos a integração entre os alunos e estimulamos a compreensão das experiências do corpo o que possibilitam a ele expressar-se e o auxiliam a localizar-se no tempo e no espaço.
Aulas de Educação Física: 2 vezes por semana, sendo que, nos meses mais quentes do ano, uma delas acontece em piscina aquecida.
O maior benefício do trabalho em equipe é o desenvolvimento da inteligência interpessoal. Essa atividade exige que cada membro do grupo saiba ouvir e, muitas vezes, saiba aceitar opiniões diferentes. É a capacidade de dialogar, de pensar, de trocar, de optar e de se comprometer.
Enxergar dessa forma faz com que a escola possa favorecer desde o início da escolaridade essa competência para a vida toda.
As práticas pedagógicas desenvolvidas na Moppe favorecem ao aluno sair de uma visão fragmentada e descontextualizada de ensino, tornando a aprendizagem significativa. Por meio dos projetos, os assuntos são aprofundados e as competências desenvolvidas.
Algumas estratégias: projetos interdisciplinares, trabalhos em grupo, uso de tecnologia, centros de aprendizagem, estratégias de estudos, estudo do meio, entre outras.
Oferecemos um ambiente que estimula a autonomia do aluno a ser o protagonista do seu próprio aprendizado, fazendo com que ele se torne investigativo, curioso e ativo.
Isso se dá pelos desafios e situações-problema propostos, fazendo com que ele utilize diversas habilidades e competências, bem como o corpo, a tecnologia, o espírito de equipe, a criatividade, a curiosidade o que desencadeia no aluno o prazer pelo aprender.
Saber argumentar é um grande diferencial, pois exige clareza e objetividade. É demonstrar conhecimento e conteúdo ao defender alguma ideia. Assim, a pessoa é reconhecida pelo posicionamento diante de seu interlocutor.
O currículo da Moppe favorece que o aluno se coloque frente a vários desafios cotidianamente, pois utiliza situações em que experimenta e vivencia essas habilidades, respondendo a perguntas e defendendo seus pontos de vista.
Na Moppe, os alunos da Moppe estão em constante contato com a natureza, pois oferecemos um ambiente arborizado, com muito verde e natureza.
Por meio de projetos e atividades, estimulamos a conexão que devemos ter com o meio ambiente, bem como o cuidado e a preservação com o espaço da Escola e à nossa volta.
Ao assumirmos metodologias ativas provocamos movimentos – em sala de aula e fora dela – que incentivam a participação dos estudantes no processo de aprender, estimulando a criatividade e a busca de soluções para problemas reais.
Nesse contexto a pesquisa científica faz-se presente e necessária, ampliando o repertório de habilidades e competências necessárias para transformar informação em conhecimentos.
A participação ativa e efetiva dos alunos também abre espaço para o desenvolvimento de lideranças.
Oferecemos aos alunos situações que permitem com que eles utilizem diferentes estratégias de estudos, desenvolvendo procedimentos e atitudes no ato de estudar que fazem com que as informações disponíveis se transformem em conhecimento.
Exemplos de estratégias de estudos utilizadas pelos alunos Moppe: localizar informações, grifar informações relevantes, tomar notas, esquematizar, entrevistar, resumir, discutir, debater, entre outras.
Fundamental na construção do pensamento artístico e em sua apreciação como forma de representação do mundo, na Moppe é vivenciado todo o processo criativo da arte, como: ampliar repertório através das linguagens artísticas, conhecer artistas e manifestações de movimentos artísticos, desenvolver a habilidade de expressão, experimentar e produzir utilizando diversos materiais.
O Matific aborda o ensino de Matemática usando minijogos interativos e atividades práticas, chamados de episódios, baseados em um sistema de aprendizado espiral modular e progressivo. Os jogos partem de objetivos básicos da matemática para atividades cada vez mais desafiadoras, incentivando as crianças a internalizar conhecimentos e regras matemáticas.
Através dessa plataforma online, adaptativa e gamificada, o educador pode selecionar os episódios relevantes e adequados às necessidades individuais e coletivas de sua turma, permitindo integrar o material didático e explorações práticas em seu próprio formato de aprendizagem em sala de aula, proporcionando uma personalização na aprendizagem e ensino da matemática.
O aluno, em um ambiente lúdico, faz um processo de autodescoberta guiada que aprofunda a sua compreensão cognitiva, além de proporcionar um sentimento de conquista individual.
Utilizar mais essa ferramenta inovadora em nossa escola tem aumentado o interesse e o engajamento dos alunos pela matemática, além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e incentivar a aprendizagem pela descoberta. Isso acontece porque esse aplicativo “fala” a linguagem desse novo aluno, nativo digital, que navega muito bem por esse ambiente online.
A Moppe, sempre pioneira, introduziu, há alguns anos, aula de Programação de Games na grade curricular para os alunos do Ensino Fundamental.
Com mais este diferencial, os alunos Moppe produzem games e aplicativos de forma divertida, desenvolvendo o pensando de um cientista da computação e estimulando o raciocínio lógico, o pensamento estruturado e sistematizado, além do inglês, presente na maioria das linguagens disponíveis.
Ao aprender a linguagem de programação, os alunos são ensinados a pensar de forma estruturada, designam ações a serem cumpridas pelo computador, através de códigos específicos, que são criados por sequências de números e palavras. Desse modo, o aluno desenvolve o raciocínio lógico e a criatividade para resolver problemas.
A Moppe possui mais um diferencial, o seu programa de Inglês, chamado de SMART INTERNATIONAL PROGRAM.
No programa, o inglês é ensinado de forma integrada aos conteúdos da turma, por meio de estratégias de ensino diversificadas como os centros de aprendizagem, projetos interdisciplinares, contação de histórias, acampamentos de imersão e o uso de recursos tecnológicos. Desta forma o aprendizado é significativo, fazendo com que os alunos atinjam um nível consistente de conhecimento da língua.
O Smart International Program conta com profissionais altamente qualificados que se comunicam na língua estrangeira o tempo todo! Além disso, o programa conta com uma carga horária ampliada do inglês ainda no período regular, fazendo com que os alunos tenham mais contato com a língua.
Os alunos Moppe têm a oportunidade de realizar os exames da Cambridge University, que constituem o primeiro passo oficial como meio de atestar seu desenvolvimento na aquisição da Língua Inglesa, ou seja, os alunos Moppe aprendem e medem seu desenvolvimento com padrão e certificação internacional.
Os exames Cambridge abrangem as quatro habilidades linguísticas: compreensão auditiva, leitura, escrita e produção oral. Os testes baseiam-se também em situações reais de comunicação, que incentivam os candidatos a comunicar-se em inglês.
Essa é mais uma forma de comprovar o alto nível de fluência de nossos alunos.
Conheça outros diferenciais da Moppe.
Vários instrumentos são utilizados durante o processo de ensino-aprendizagem que tem como objetivo maior que o aluno “aprenda a aprender”, a fim de que ele possa buscar o conhecimento sempre que necessitar para resolver um problema. O processo acontece da seguinte forma:
• Levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos detêm e dos que necessitam para avançar no início do processo;
• Planejamento de orientações didáticas para se alcançar os objetivos;
• Elaboração e execução dos projetos de sala de aula;
• Consecução de intervenções necessárias ao processo;
• Avaliação somativa (no final de cada trimestre) e no final do ano.
Para tangibilizar esse objetivo, utilizam atividades, tarefas, registros de atividades, seminários, projetos, conclusões, elaboração e execução de trabalhos tridimensionais e de pesquisa, provas dissertativas e/ou objetivas etc.
Os resultados do trimestre são comunicados aos pais ou responsáveis através do boletim de notas que são expressos em notas graduadas de zero a dez e podem ser acompanhados no portal do pais (Terminal Web), bem como os critérios utilizados para compor as notas.
Realizamos 4 reuniões de pais anuais, sendo duas delas um diálogo entre apenas o professor e os pais ou responsáveis. Nesse encontro, o educador descreve as formas de aprendizagem e o percurso do aluno, trazendo aspectos individuais e os próximos objetivos.
Recuperação paralela
Em nossa proposta de ensino, julgamos importante a aprendizagem contínua, portanto a recuperação na Moppe ocorre de forma paralela, através da intervenção do professor em sala de aula, a realização por parte dos alunos de roteiros de estudo e listas de exercícios, provas de recuperação e plantões de dúvidas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
As aulas do Fundamental l acontecem:
Período da manhã: das 7h20 às 12h00.
Período da tarde: das 13h às 17h40.
Além do período normal de aula, os alunos da Moppe podem participar do Complementar Bilíngue, onde, por um período do dia, ficam imersos e vivenciam a língua inglesa.
As famílias têm a opção de 2 vezes por semana, 3 vezes por semana ou 5 vezes por semana.
Clique aqui e conheça o Bilíngue da Moppe.
Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Secretaria - Tel.: (12) 3204-4610 - Whatsapp: (12) 99645-4255
E-mail: [email protected]
Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 - Whatsapp: (12) 99711-8037
Informações sobre a escola e agendamento de visitas - (12) 99661-1437
E-mail: [email protected]