Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

O que é necessário para construir um ser humano completo?

Escola Moppe

O que é necessário para construir um ser humano completo?

16/08/2021 • mkt moppe

Se para levantar uma casa firme é preciso uma estrutura resistente, o que é necessário para construir um ser humano completo? Uma base forte. E essa estrutura humana precisa ser moldada por valores éticos, conteúdos sólidos e competências que desenvolvam uma pessoa da infância à vida adulta. Na escola Moppe, é o equilíbrio dessa tríade educacional que aponta o caminho da formação dos estudantes.

Um importante elemento que compõe essa tríade é o conjunto de valores éticos. Essa base moral prepara o aluno para suas relações humanas, tanto na vida estudantil quanto no futuro profissional e pessoal. Na Moppe, a construção dessa base é feita naturalmente, dentro do contexto real da vida em sociedade. Costumamos dizer que “a vivência não se ensina na teoria, ela se vive na prática”. Portanto, é aprendendo a lidar com as ações do dia a dia, vendo e revendo as atitudes, que os alunos poderão assimilar os valores éticos. Os conflitos naturais da rotina escolar, como os desentendimentos entre alunos, são excelentes oportunidades para trabalhar o diálogo e acolher sentimentos. O educador é um mediador que, durante essa vivência, ajuda o estudante a desenvolver a autonomia moral, para que, de forma coletiva, a escola possa atingir o bem-estar comum.

Para além da ética, um ser humano completo se prepara para o mundo, adquirindo os conteúdos sólidos que ele tanto exige. De fato, existem objetivos que precisam ser alcançados no universo escolar, lições acadêmicas que devem ser aprendidas. Mas, para isso, existem muitos caminhos. E, mais uma vez, a escola Moppe atua na vivência do aluno para que ele possa construir o seu conhecimento. Um exemplo simples, nesse sentido, é como fazer um bolo. A pessoa pode apenas ler a receita e imaginar o bolo saindo do forno. Mas é a prática – de misturar os ingredientes, sentir a textura da massa e provar o bolo pronto – que verdadeiramente ensina. Na educação funciona da mesma forma: uma coisa é ter informação, outra é fazer com que ela se transforme em conhecimento. A Moppe atua para ajudar o aluno a vivenciar o agora, na prática. Ao experimentar, testar, descobrir, o aluno constrói seu conhecimento e faz do momento presente uma oportunidade de aprendizado, de socialização e de desenvolvimento.

Para completar a formação ética e o conhecimento de mundo, o aluno precisa também ter as competências que farão dele um ser humano independente. Na escola Moppe, os estudantes são preparados para se tornarem pessoas autônomas, que superam desafios e problemas com habilidade, ousadia e empatia. Não basta somente ter conhecimento, mas é preciso entender o processo para saber buscá-lo e usá-lo no momento certo. Irão se destacar na sociedade as pessoas que forem capazes de tomar decisões, liderar, resolver conflitos e que souberem utilizar o que aprenderam ao longo do desenvolvimento acadêmico. Por isso, desde a educação infantil na Moppe é por meio dos projetos interdisciplinares, dos trabalhos em grupos, dos centros de aprendizagem, das estratégias de estudos, pesquisas e apresentações que os ensinamentos são aprofundados e as competências são desenvolvidas. Como, por exemplo: criatividade, argumentação, trabalho colaborativo, raciocínio lógico, exposição oral, entre outras.

Uma verdadeira escola não é aquela que oferece ao aluno as respostas prontas, mas a que ensina a fazer boas perguntas. E é ele quem terá que respondê-las, não só na escola, mas na vida. Na Moppe, é por meio dessa tríade educacional, de valores éticos, conteúdos sólidos e competências, que o aluno vai construir o seu caminho, o seu conhecimento. Aqui, os estudantes têm mais: são seres humanos com uma base forte.

Últimas postagens

20/10/2021

É fato que nos últimos tempos o planeta tem se degradado, em uma situação preocupante. Um dos principais motivos é a poluição que nós, humanos, temos causado na nossa casa, […]

14/10/2021

O que é felicidade? No dicionário: qualidade ou estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, bem-estar. E para você, qual o significado? A resposta não é fácil. Vai muito além […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Secretaria - Tel.: (12) 3204-4610 - Whatsapp: (12) 99645-4255

E-mail: [email protected]



Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380 - Whatsapp: (12) 99711-8037

Informações sobre a escola e agendamento de visitas - (12) 99661-1437

E-mail: [email protected]