Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

Você conhece as metodologias ativas de aprendizagem?

Escola Moppe

Você conhece as metodologias ativas de aprendizagem?

05/03/2022 • mkt moppe

As metodologias ativas são um conjunto de abordagens educacionais com o objetivo de posicionar os alunos como protagonistas de seus processos de aprendizagem.

Elas estão em alta como uma importante abordagem pedagógica introduzida recentemente pelas escolas que desejam se adequar às transformações da educação contemporânea. Felizmente, para os alunos da Moppe, pioneira em inovação nas práticas pedagógicas, essa abordagem faz parte da proposta pedagógica da escola desde a sua fundação.

As metodologias ativas consistem em uma abordagem baseada em problemas e que visa a promover uma educação crítico-reflexiva, posicionando o aluno no centro do processo de aquisição do conhecimento, enquanto o professor assume o papel de mediador, transformando as aulas em experiências ricas, significativas e estimulantes. 

Desse modo, o aluno conta com um ambiente escolar criativo e desafiador, o que propicia o seu protagonismo, a convivência colaborativa com os demais e a vivência de desafios que reproduzem a realidade fora do espaço acadêmico.

Confira abaixo alguns exemplos de metodologias ativas que praticamos em nosso dia a dia:

  • Cultura Maker:

Fundamentada pela cultura do “faça você mesmo”, essa metodologia encoraja os alunos a criarem e produzirem projetos com as próprias mãos. Um convite ao protagonismo de novas ideias e criações, permitindo o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia e empatia. Isso faz com que a escola se torne um lugar para a experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento.

  • Desenvolvimento de projetos:

De modo estruturado, o estudante é incentivado a criar, explorar e testar hipóteses a partir da investigação, chegando à solução de um determinado desafio de maneira colaborativa.

  • Situações-problema:

A Aprendizagem Baseada em Problemas tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado por meio de problemas propostos pelos professores. Essa abordagem tende a gerar bastante engajamento dos alunos, além de os preparar para os desafios da vida profissional, por exemplo. 

  • Sala de aula invertida:

Essa metodologia visa a otimizar o tempo de sala de aula em discussões produtivas e atividades mão na massa. A transmissão do conteúdo expositivo é dada antes da aula, por meio de tarefas orientadas pelo professor, como leitura de textos ou análise de vídeos. 

São diversas as possibilidades. Acompanhe nossas redes sociais para mais exemplos.

Últimas postagens

07/02/2022

Este é o lema aqui na Moppe: aprender sempre! E a rotina de estudos e aprimoramento não se restringe aos alunos. Todos os anos os colaboradores da escola passam por […]

02/01/2022

A felicidade, como sabemos, não é algo que virá pronto na vida dos nossos filhos. No entanto, é possível ensinar e fortalecer dia após dia alguns hábitos que possam ajudá-los […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Secretaria - Tel.: (12) 3204-4610 - Whatsapp: (12) 99645-4255

E-mail: [email protected]



Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380 - Whatsapp: (12) 99711-8037

Informações sobre a escola e agendamento de visitas - (12) 99661-1437

E-mail: [email protected]